Em um gesto que reforça a importância da formação artística para o desenvolvimento social e cultural de Sergipe, o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) firmaram um termo de cooperação que fortalece a atuação conjunta na educação musical do estado. A parceria estabelece bases sólidas para iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, assegurando, entre outros avanços, a continuidade da Orquestra Aprendiz do Conservatório em 2025.
Sob a regência do maestro Dr. James Leonard da Silva Bertisch, a Orquestra Aprendiz passará a contar com músicos em formação vindos tanto do CMSE quanto do IFS. A expectativa é que essa composição diversa e integrada amplie o potencial pedagógico e artístico do grupo, estimulando o intercâmbio de experiências musicais e fortalecendo o diálogo entre as duas instituições.
A cerimônia de assinatura do acordo reuniu a reitora do IFS, professora Ruth
Sales Gama de Andrade; o pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, professor José Osman dos Santos; o diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade do IFS, professor Otacílio Joaquim Rodrigues Cerqueira; o diretor do CMSE, professor Carlos Heitor Rocha Mendonça; e o maestro Dr. James Leonard da Silva Bertisch.
Esse encontro evidenciou o compromisso mútuo com a valorização do conhecimento, a inclusão social e a promoção da arte como instrumento de transformação. Ao unirem recursos, expertises e visões pedagógicas, CMSE e IFS vislumbram a consolidação de projetos capazes de difundir o ensino da música e estimular a sensibilidade artística na comunidade sergipana.
Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe
A Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe surge em 2024 e é o mais novo grupo pedagógico de prática em conjunto indispensável para a formação dos alunos, que foi implantada pela atual gestão para o currículo dos Cursos Técnicos e de Formação Continuada, e vêm apresentando excelentes resultados.
Sob a direção artística e regência do Maestro James Bertisch, a Orquestra Aprendiz tem como objetivo propiciar aos alunos a experiência de construir música em grupo num contexto específico, o ambiente de uma grande orquestra, onde participam músicos de diversas famílias de instrumentos: as cordas, os sopros de madeira, os sopros de metal, a percussão e os instrumentos elétricos.
O concerto de estreia ocorreu na Sala Villa-Lobos, no dia 20 de agosto de 2024, em homenagem a Leroy Anderson. Em setembro do mesmo ano, a Orquestra Aprendiz realizou mais uma apresentação, desta vez na programação do I Festival de Música de Câmara de Sergipe, promovido pela Orquestra Sinfônica de Sergipe e o Conservatório de Música de Sergipe.
As últimas apresentações da Orquestra Aprendiz lotaram a Sala Villa-Lobos do Conservatório nos dias 30 de outubro e 6 de novembro de 2024 para o The Beatles in Concert, o concerto educativo que uniu os universos da música erudita e da música popular numa experiência memorável de múltiplas cores sonoras. Foi concebido com transcrições de arranjos originais realizadas pelo professor e maestro James Bertisch.
The Beatles in Concert contou com a presença de artistas convidados de renome no cenário musical local: Arthur Matos, Heitor Mendonça e Rafael Ramos (The Baggios), e a participação especial do Coral CANTIFS, do Instituto Federal de Sergipe, regido pelo maestro Daniel Freire com preparação vocal de Hildrielee Lima; Coral do Conservatório de Música de Sergipe, sob a orientação da professora Maria Gorete Lima, alunos de Canto do CMSE dos professores Gisane Monteiro e Jackson Trindade, alunos de musicalização do CMSE da professora Carol Schmidt.
Veja também
*Texto: Heitor Mendonça e Kadja Emanuelle
Fotos da Orquestra Aprendiz: Kadja Emanuelle
Foto de James Bertisch: Diogo Azevedo