top of page
Buscar

Em um gesto que reforça a importância da formação artística para o desenvolvimento social e cultural de Sergipe, o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) firmaram um termo de cooperação que fortalece a atuação conjunta na educação musical do estado. A parceria estabelece bases sólidas para iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, assegurando, entre outros avanços, a continuidade da Orquestra Aprendiz do Conservatório em 2025.




Sob a regência do maestro Dr. James Leonard da Silva Bertisch, a Orquestra Aprendiz passará a contar com músicos em formação vindos tanto do CMSE quanto do IFS. A expectativa é que essa composição diversa e integrada amplie o potencial pedagógico e artístico do grupo, estimulando o intercâmbio de experiências musicais e fortalecendo o diálogo entre as duas instituições.




A cerimônia de assinatura do acordo reuniu a reitora do IFS, professora Ruth

Sales Gama de Andrade; o pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, professor José Osman dos Santos; o diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade do IFS, professor Otacílio Joaquim Rodrigues Cerqueira; o diretor do CMSE, professor Carlos Heitor Rocha Mendonça; e o maestro Dr. James Leonard da Silva Bertisch.


Esse encontro evidenciou o compromisso mútuo com a valorização do conhecimento, a inclusão social e a promoção da arte como instrumento de transformação. Ao unirem recursos, expertises e visões pedagógicas, CMSE e IFS vislumbram a consolidação de projetos capazes de difundir o ensino da música e estimular a sensibilidade artística na comunidade sergipana.



Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe


         A Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe surge em 2024 e é o mais novo grupo pedagógico de prática em conjunto indispensável para a formação dos alunos, que foi implantada pela atual gestão para o currículo dos Cursos Técnicos e de Formação Continuada, e vêm apresentando excelentes resultados.

         Sob a direção artística e regência do Maestro James Bertisch, a Orquestra Aprendiz tem como objetivo propiciar aos alunos a experiência de construir música em grupo num contexto específico, o ambiente de uma grande orquestra, onde participam músicos de diversas famílias de instrumentos: as cordas, os sopros de madeira, os sopros de metal, a percussão e os instrumentos elétricos.




        O concerto de estreia ocorreu na Sala Villa-Lobos, no dia 20 de agosto de 2024, em homenagem a Leroy Anderson. Em setembro do mesmo ano, a Orquestra Aprendiz realizou mais uma apresentação, desta vez na programação do I Festival de Música de Câmara de Sergipe, promovido pela Orquestra Sinfônica de Sergipe e o Conservatório de Música de Sergipe.

As últimas apresentações da Orquestra Aprendiz lotaram a Sala Villa-Lobos do Conservatório nos dias 30 de outubro e 6 de novembro de 2024 para o The Beatles in Concert, o concerto educativo que uniu os universos da música erudita e da música popular numa experiência memorável de múltiplas cores sonoras. Foi concebido com transcrições de arranjos originais realizadas pelo professor e maestro James Bertisch.




The Beatles in Concert contou com a presença de artistas convidados de renome no cenário musical local: Arthur Matos, Heitor Mendonça e Rafael Ramos (The Baggios), e a participação especial do Coral CANTIFS, do Instituto Federal de Sergipe, regido pelo maestro Daniel Freire com preparação vocal de Hildrielee Lima; Coral do Conservatório de Música de Sergipe, sob a orientação da professora Maria Gorete Lima, alunos de Canto do CMSE dos professores Gisane Monteiro e Jackson Trindade, alunos de musicalização do CMSE da professora Carol Schmidt.


Veja também






*Texto: Heitor Mendonça e Kadja Emanuelle

Fotos da Orquestra Aprendiz: Kadja Emanuelle

Foto de James Bertisch: Diogo Azevedo

1 visualização

O Conservatório de Música de Sergipe tem a honra de apresentar a Cantata Natalina “Um Natal Inesquecível”, dia 3 de dezembro, às 19h, na Sala Villa-Lobos.

O espetáculo promete emocionar a todos com sua riqueza musical e a participação de diversos talentos.




🌟A cantata, gênero que teve grande destaque na obra do compositor barroco J. S. Bach, é uma criação de Claire Cloninger e Gary Rhodes, amplamente conhecida por ser interpretada em igrejas e espaços culturais ao redor do mundo. Escrita para coro, solistas, crianças e duetos, essa obra celebra a diversidade musical e o espírito natalino.


Nesta apresentação especial, contamos com a participação dos corais:


• Coral do Conservatório de Música de Sergipe

• Coral Proclamai (Igreja Batista no Orlando Dantas, sob regência da Profª Maria das Graças Melo)

• Louvores do Coração (regência da Profª Maria da Cruz)


Além disso, teremos a presença do Grupo de Coreografia da Igreja Batista Memorial, músicos convidados e professores, como Jackson Trindade, Gisane Monteiro e Cláudio Alexandre (baixo), acompanhados pelos alunos do curso de musicalização, sob orientação das professoras Cândida Mangueira, Carol Schimdt e DéboraAmarante . O piano estará a cargo do Professor Joel Magalhães.


A narração será conduzida pela Sra. Cleide Mangueira, e a apresentação contará com o apoio de coralistas convidados, mães de alunos, e a equipe pedagógica do Conservatório. A decoração será elaborada com carinho pela Profª Antonieta e Profa. Débora Amarante e o som estará sob responsabilidade do Prof. Fábio àlves. Destacamos também o valioso trabalho da Profª Kadja Emanuelle, dando suporte à coordenação do evento.


🌟Venha vivenciar conosco um momento de inspiração, arte e emoção com a Cantata Natalina “Um Natal Inesquecível”! Entrada gratuita.


Regente Geral: Profª Maria Gorete de Almeida Lima






Programa da Cantata


Baixe o Programa Completo da Cantata em Pdf aqui:




INTRODUÇÃO

SOLISTAS: Leonardo Barreto e Ester Higino (alunos do CMSE)


1ª NARRAÇÃO 

MÚSICA: Chegou o Natal

CORAIS: CMSE, Proclamais, Louvores do Coração


MÚSICA: Noite de Natal

SOLISTA: Diego Côrtes

CORAL: Alunos da Musicalização DO CMSE

Professoras Carol Schmidt e Cândida Mangueira


2ª NARRAÇÃO

MÚSICA: Heranças

SOLISTAS:  Kemilly Velames e Cleverton Brito (convidados)


3ª NARRAÇÃO

MÚSICA: Se lembre da bondade do Senhor

SOLISTAS: Professores Jackson Trindade e Gisane Monteiro


4ª NARRAÇÃO 

MÚSICA: Um milagre aconteceu

CORAIS: CMSE, PROCLAMAI, LOUVORES DO CORAÇÃO


MÚSICA: Santa Noite

SOLISTAS: Walter César e Cláudio Alexandre (convidados)


MÚSICA: Santo lugar

SOLISTA: Walter César (convidado)

CORAIS: CMSE, PROCLAMAI, LOUVORES DO CORAÇÃO


MÚSICA: Jesus Te amo

CORAL DE ALUNOS MUSICALIZAÇÃO DO CMSE

Professoras Carol Schmidt e Cândida Mangueira


5ª NARRAÇÃO

MÚSICA: Eu ouço os anjos cantando

SOLISTAS: Quézia Oliveira (aluna do CMSE) e Maria do Carmo (convidada)


MÚSICA: Emanuel

DANÇA: Grupo de Coreografia Igreja Batista Memorial

CORAIS: CMSE, PROCLAMAI, LOUVORES DO CORAÇÃO


6ª NARRAÇÃO

MÚSICA: Noite Feliz

Participantes da Cantata e público em geral


Ficha Técnica

“Um Natal inesquecível” 

uma obra de Claire Cloninger e Gary Rhode

REGÊNCIA: Profa. Maria Gorete de Almeida Lima

PIANISTA: Prof. Joel Magalhães

PERCUSSÃO: Prof. Kelvin Cruz

NARRAÇÃO: Profa. Cleide Mangueira (texto adaptado)

 

124 visualizações

Durante o ano letivo de 2024 o Conservatório de Música de Sergipe realizou atividades as evidências referentes às ações e práticas referentes a proposta do Selo Escola Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento que contempla a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 com Práticas em Educação para as Relações Étnico-racias.



Aprecie um pouco de cada prática realizada no CMSE. Boa apreciação

 

A Cor do Som: estudos sobre gêneros musicais e compositores negros no Conservatório de Música de Sergipe


A proposta submetida tem como objetivo principal ampliar a aplicação de conteúdos que comtemplem a vida e obra de artistas negros, buscando diminuir a predominância da presença de conteúdos baseados na visão eurocêntrica no currículo do CMSE. Assim como, sensibilizar sobre a temática e ampliar a visibilidade dos artistas negros.


O público-alvo são os estudantes, professores, funcionários, pais e responsáveis, equipe pedagógica, equipe diretiva e comunidade em geral.


Dentre as ações realizadas estão: a atualização de currículo incluindo conteúdos sobre gêneros musicais e compositores negros, e a inclusão de eventos sobre gêneros musicais e  compositores negros na agenda CMSE e no calendário escolar.




CONHEÇA AS ATIVIDADES REALIZADAS


  • Realização da Semana do Rock com palestras sobre o tema “The Rock Rock’n Roll is Black”, abordando compositores, intérpretes e as influências da música negra na formação do gênero. As palestras foram conduzidas pelos professores  Saulo  Ferreira,  Alberto Silveira, Fábio Alves e Teresa Criscuolo (idealizadora do projeto).  


  • Preparação de repertório e realização da Mostra de Canto Negro Spirituals com alunos de Canto Lírico da Profa. Gisane Monteiro na Sala Villa-Lobos e na Primeira Igreja Batista em Aracaju.


  • Preparação de repertório e apresentação da Classe de Contrabaixo Elétrico do Prof. Thiago Rosa sobre Blues Music.


  • Pesquisa e apresentação de trabalho sobre a música africana. na disciplina Teoria e História da Música, ministrada pela Profa. Teresa Criscuolo. 


  • Realização  do Recital do Grupo Pedagógico A voz e Violão homenageando o compositor Cartola com presença de alunos da escola pública, sob orientação dos professores Diego Lima e Jackson Trindade.

23 visualizações
bottom of page