Cursos 

São cursos profissionalizantes nas áreas de Canto e Instumento, amparados pelo resolução nº 296/CEE de 01/11/2012 e pela resolução nº 297/CEE de 01/11/2012, respectivamente.

Os Cursos Técnicos do CMSE são ofertados em módulos anuais e de natureza concomitante com o Ensino Médio ou subsequente voltados para os egressos do Ensino Médio.

O Curso Técnico em Instrumento possui a carga horária de 1.015 horas e conta com 18 habilitações: Flauta, Oboé, Clarinete, Saxofone, Fagote, Trompa, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Trompete, Trombone, Percussão, Piano, Teclado, Violão, Contrabaixo Elétrico e Guitarra e o Curso Técnico em Canto possui carga horária de 945 horas.

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL (CURSOS FIC)

São cursos especialmente voltados para iniciantes e músicos amadores com pouca experiência. Os cursos possuem a duração de dois módulos anuais, com carga horária total de 245 horas. Os conteúdos abordados estão direcionados para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras necessárias para a execução musical, além dos conhecimentos teóricos básicos para uma melhor compreensão da linguagem musical. No CMS esses cursos são ofertados em duas modalidades Curso De Formação De Músico De Banda Para Iniciantes, e, Curso De Formação De Músico De Orquestra Para Iniciantes.

CURSO DE FORMAÇÃO DE MÚSICO DE BANDA PARA INICIANTE: É um curso voltado para iniciantes em música que desejem desenvolver as habilidades e conhecimentos básicos para a iniciar a atuação em grupos e bandas de música popular. O Curso de Formação De Músico de Banda Para Iniciantes é ofertado com habilitação nas seguintes áreas: Canto, Flauta, Saxofone, Trompete, Trombone, Teclado, Violão, Contrabaixo Elétrico, Trompa, Tuba, Guitarra, e Acordeom.


CURSO DE FORMAÇÃO DE MÚSICO DE ORQUESTRA PARA INICIANTE: É um curso voltado para iniciantes em música que desejem desenvolver as habilidades e conhecimentos básicos para a iniciar a atuação em grupos e de música erudita. O Curso de Formação De Músico de Orquestra Para Iniciantes é ofertado com habilitação nas seguintes áreas: Canto Lírico, Flauta, Violino, Violoncelo, Trompete, Trombone, Trompa, Tuba, Piano e Violão.

CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA (CURSOS FIC)

 

São cursos voltados para a qualificação profissional de músicos que pretendem aprimorar e ampliar suas atividades no mercado de trabalho musical. Esses cursos possuem a duração de dois módulos anuais, com carga horária total de 350 horas, para alunos que tenham concluído a primeira etapa do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano. Os conteúdos abordados estão direcionados para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras necessárias para uma fluente execução musical, além dos conhecimentos teóricos para uma melhor compreensão da linguagem musical, com o enfoque na prática musical, fomentando a criação de novos grupos musicais em nossa comunidade.  No CMS esses cursos são ofertados em duas modalidades CURSO DE FORMAÇÃO DE MÚSICO DE BANDA - NÍVEL INTERMEDIÁRIO, e, CURSO DE FORMAÇÃO DE MÚSICO DE ORQUESTRA - NÍVEL INTERMEDIÁRIO.


 

CURSO DE FORMAÇÃO DE MÚSICO DE BANDA – NÍVEL INTERMEDIÁRIO: É um curso voltado para músicos que desejem desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para aprimorar e ampliar a atuação em grupos e bandas de música popular. O Curso De Formação De Músico De Banda - Nível Intermediário é ofertado para alunos que tenham concluído a primeira etapa do Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 5º ano do ensino regular, e está disponível com habilitação nas seguintes áreas: Canto, Flauta, Saxofone, Trompete, Trombone, Teclado, Violão, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Bombardino e Tuba.


 

CURSO DE FORMAÇÃO DE MÚSICO DE ORQUESTRA - NÍVEL INTERMEDIÁRIO: É um curso voltado para músicos que desejem desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para aprimorar a sua performance em grupos de música erudita. O Curso de Formação Profissional Para Músico de Orquestra é ofertado para alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a segunda etapa do Ensino Fundamental, que compreende do 6º ao 9º ano do ensino regular, e está disponível com habilitação nas seguintes áreas: Canto Lírico, Flauta, Violino, Violoncelo, Trompete, Trombone, Trompa, Tuba, Piano e Violão.

20170608_2029091.jpg

A Musicalização é uma das principais oficinas ofertadas pelo Conservatório de Música de Sergipe, são cursos de fundamental importância para a formação cultural e intelectual da nossa sociedade, pois se propõem a apresentar o mundo musical às crianças, propiciando por meio da linguagem lúdica a descoberta da linguagem musical, através de vivências onde serão trabalhados os diversos aspectos da música.

 

A Oficina de Vivência Musical Para Crianças está dividida em dois módulos cada um tendo a duração de um ano e contempla crianças que tenham concluído o 1º ano do ensino fundamental e nunca estudaram música. Cada módulo da Oficina de Vivência Musical Para Crianças tem a carga horária de 60 horas, com duas horas de aula por semana, totalizando 120 horas de curso. Os conteúdos abordados compreendem o ensino de elementos musicais através de atividades lúdico-educativas que promovam a consciência corporal, por meio de exercícios de alongamento, controle respiratório, expressão/percussão corporal e outros; a prática de música em conjunto através do canto coral, o aprendizado de instrumentos como flauta doce soprano, percussão leve e instrumental Orff para formação de repertório; e introdução à simbologia musical por meio de materiais pedagógicos específicos para alfabetização musical infantil. Cada turma é formada por um mínimo de 15 e máximo de 20 alunos.

 

A Oficina de Iniciação Musical para crianças está dividida em dois módulos anuais, atendendo a crianças que já tenham concluído o 1º ano do ensino fundamental, até a idade limite de 11 anos, e que já tenham estudado pelo menos um ano de Vivência Musical, ou ensino equivalente. As disciplinas pretendem oferecer o conhecimento básico dos elementos musicais (melodia, ritmo e harmonia) pelo desenvolvimento da acuidade auditiva; da composição e improvisação de forma elaborada de acordo com o desenvolvimento dos alunos; da leitura e escrita da música por meio de solfejos e análises simplificadas de trechos melódicos e harmônicos. A Oficina de Iniciação Musical oferece ainda disciplinas de caráter opcional, Iniciação à Prática Instrumental I e II, em todas elas o estudante poderá mudar de instrumento e/ou grupo de prática a cada semestre, de acordo com a disponibilidade de professor. A Oficina possui a carga horária de 120h obrigatórias e 120h optativas, totalizando 240h, sem a obrigatoriedade de conclusão das disciplinas optativas.

São cursos rápidos diversos, voltados tanto à musicalização de crianças como a breves capacitações para adolescentes e adultos, além de cursos específicos para a terceira idade.

 

CURSOS RÁPIDOS DE FORMAÇÃO MUSICAL

 

São cursos rápidos de formação musical destinado aos iniciantes e músicos amadores com pouca experiência e/ou músicos que pretendem aprimorar e ampliar suas atividades no mercado de trabalho musical. São ofertados pelo CMSE esporadicamente e tem como objetivo a capacitação de adolescentes e adultos.