ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ APRESENTA O CONCERTO BRASIL ORQUESTRAL
- CMSE
- 14 de mai.
- 3 min de leitura
A Orquestra Sinfônica Aprendiz, grupo pedagógico do Conservatório de Música de Sergipe, em parceria com o Instituto Federal de Sergipe, inicia seu segundo ano de atividades com um espetáculo imperdível!

O concerto de estreia BRASIL ORQUESTRAL é uma homenagem a música brasileira, através de obras representativas de seis dos seus maiores expoentes na literatura orquestral: Oscar Lorenzo Fernandes, Heitor Villa Lobos, Ernst Mahle, Alberto Nepomuceno, Antonio Carlos Gomes e Cesar Guerra Peixe.
"Nosso desejo é que, através da música de orquestra, todos possam ouvir o canto dos pássaros na floresta amazônica, o barulho do motor da Maria Fumaça, embarcando numa viagem regada a cantigas de roda, vislumbrando as danças folclóricas do nordeste e a riqueza rítmica dos negros escravizados, vidas sofridas que construíram a riqueza do país e produziram nossos maiores tesouros culturais", afirma o maestro James Bertisch.
Orquestra Sinfônica Aprendiz

A Orquestra Sinfônica Aprendiz tem a regência do maestro e professor James Bertisch. Convidamos, então, a todos e todas para prestigiarem valores culturais inestimáveis da brasilidade histórica. Venha viver essa experiência musical! 🎶A Orquestra Sinfônica Aprendiz, idealizada pelo maestro e professor James Bertisch, iniciou em março de 2024 como grupo pedagógico no Conservatório de Música de Sergipe, com o propósito de oferecer a formação de prática de orquestra aos seus alunos. Paralelamente, no mesmo ano, seria reinaugurada a icônica sala de concertos Villa Lobos, palco de memoráveis concertos que ajudaram a escrever a história da educação musical no estado.
Através do sólido apoio e participação dos professores de instrumento, bem como do suporte da direção e da equipe do Conservatório de Música de Sergipe, a Orquestra Aprendiz conseguiu, ao longo de seu primeiro ano de atuação, estabelecer novos parâmetros de formação pedagógica orquestral em Sergipe, se consolidou como mais um espaço de prática orquestral para estudantes, passando a também contar com a participação de alunos de outros projetos do estado, entre eles a Orquestra Jovem de Sergipe.
Tudo isso, somado ao fundamental e entusiasmado engajamento dos alunos do Conservatório, propiciou uma temporada bem-sucedida de apresentações e concertos com repertório eclético e versátil, contemplando todos os estilos e escolas musicais em suas mais diversas manifestações possíveis. De Mozart a Leroy Anderson, de Antonio da Costa a Dittersdorff, de Eduardo Souto Neto aos Beatles.
Ao se aproximar do seu segundo ano de existência, o projeto teve suas atividades enriquecidas e ampliadas através da parceria institucional estabelecida com o Instituto Federal de Sergipe, que também vem desenvolvendo, já há alguns anos, um programa de cultura e arte que oferta oficinas de instrumentos de orquestra, além de técnica vocal, teatro e de uma sólida e representativa prática do canto coral através do coral CANTIFS, que é regido pelo renomado pianista sergipano Daniel Freire, que também é coordenador do programa. O acordo trouxe melhorias que agregam significativo valor pessoal e estrutural ao projeto, ampliando a equipe de trabalho e estabelecendo ideais educacionais e artísticos ainda mais altos.
Para estrear a temporada 2025, em seu primeiro concerto do ano, a Orquestra Sinfônica Aprendiz estará prestando homenagem não somente ao nosso compositor maior, cujo nome batiza o auditório, mas à toda a música brasileira, através de obras representativas de seis dos seus maiores expoentes na literatura orquestral. Convidamos, então, a todos e todas para prestigiarem valores culturais inestimáveis da brasilidade histórica.
Baixe o Programa completo aqui.
Concerto
BRASIL ORQUESTRAL
Sala Villa Lobos – 14/05/2025
20h – Entrada Gratuita
Oscar Lorenzo Fernandes
Batuque – Dança de Negros
Heitor Villa Lobos
O Trenzinho Caipira
Ernst Mahle – Arranjo
A Bela Pastora (tradicional)
Alberto Nepomuceno
Adágio para Cordas
Antonio Carlos Gomes
Alvorada – da ópera Lo Schiavo
Cesar Guerra Peixe
Mourão
Orquestra Sinfônica Aprendiz
Regência e Direção Artística: James Bertisch – IFS (CACREI)
Professores Colaboradores:
Marcos Sobral, Jair Rabelo, Erica Rodrigues, Ismael Pereira, Thiago Sá, Kelvin Cruz – CMSE
Fabiano Santana, Fabiola Fontelle, Ian Herbert – IFS (CULTURARTE)
Bolsistas Assistentes: Gabrielly Alves, Cássio Santana, Allex Vinícius – IFS (PROPEX)
Artes Gráficas: Anny Atanásio e Kadja Emanuelle – CMSE
Conservatório de Música de Sergipe:
Diretor: Heitor Mendonça
Coordenação Pedagógica: Joel Magalhães, Kadja Emanuelle, Rodrygo Bestetty
Colaboradores: George Newton, Anny Atanásio
Instituto Federal de Sergipe
Reitora: Ruth Salles de Andrade
Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão: Osman Santos
Diretor de Extensão: Otacilio Cerqueira
Coordenador de Arte e Cultura: Daniel Freire