A Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe apresentará um concerto educativo, divertido e de grande sofisticação musical, unindo os universos da música erudita e da música popular numa experiência memorável de múltiplas cores sonoras. THE BEATLES IN CONCERT foi concebido com transcrições de arranjos originais realizadas pelo professor e maestro James Bertisch, regente da Orquestra Aprendiz.
Pela primeira vez na Sala Villa Lobos, o concerto terá a participação especial do Coral CANTIFS, do Instituto Federal de Sergipe, regido pelo maestro Daniel Freire com preparação vocal de Hildrielee Lima; Coral do Conservatório de Música de Sergipe, sob a orientação da professora Maria Gorete Lima, alunos de Canto dos professores Gisane Monteiro e Jackson Trindade, alunos de musicalização da professora Carol Schmidt.
O Concerto também terá a presença de artistas convidados de renome no cenário musical local: Arthur Matos, Heitor Mendonça e Rafael Ramos (The Baggios).
Ingressos gratuitos e disponíveis pelo link https://www.e-inscricao.com/conservatoriodemusicadesergipe/thebeatlesinconcert
Confira o programa do Concerto:
Ficha Técnica do The Beatles in Concert
Orquestrações Originais: George Martin, exceto:
Mike Leander *Richard Hewson/John Barham
Conceito, Transcrições e Adaptações: James Bertisch
Regência e Direção Musical: James Bertisch
Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe
Professores Colaboradores: Fabiano Santana, Jurandir Vanzella Junior, Jair Maciel, Clodoaldo Nunes,
Erica Rodrigues, Clístenes André Lisboa, Ismael Pereira, Thiago de Sá, Bruno Duarte, Odilio Saminez
Regência e Direção Musical: James Bertisch
Coral CANTIFS do Instituto Federal de Sergipe –
Regência Daniel Freire / Preparação Vocal Hildrielee Lima
Coral do Conservatório de Música de Sergipe – Orientação: Maria Gorete Lima
Alunos de Canto dos professores Gisane Monteiro e Jackson Trindade
Alunos de Musicalização da professora Carol Schmidt
Participações Especiais: Heitor Mendonça, Arthur Matos, Rafael Ramos
Captação e Gravação: Fábio Alves
Produção de Som: George Newton
Artes gráficas: Anny Karolinny/Kadja Emanuelle
Produção audiovisual: Jurandir Vanzella Junior
Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe
A Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe surge em 2024 e é o mais novo grupo pedagógico de prática em conjunto indispensável para a formação dos alunos, que foi implantada pela atual gestão para o currículo dos Cursos Técnicos e de Formação Continuada, e vêm apresentando excelentes resultados.
Sob a direção artística e regência do Maestro James Bertisch, a Orquestra Aprendiz tem como objetivo propiciar aos alunos a experiência de construir música em grupo num contexto específico, o ambiente de uma grande orquestra, onde participam músicos de diversas famílias de instrumentos: as cordas, os sopros de madeira, os sopros de metal, a percussão e os instrumentos elétricos.
O concerto de estreia ocorreu na Sala Villa-Lobos, no dia 20 de agosto de 2024, em homenagem a Leroy Anderson. Em setembro do mesmo ano, a Orquestra Aprendiz realizou mais uma apresentação, desta vez na programação do I Festival de Música de Câmara de Sergipe, promovido pela Orquestra Sinfônica de Sergipe e o Conservatório de Música de Sergipe.
Maestro James Bertisch
James Bertisch iniciou seus estudos musicais em violino e percussão aos 12 anos de idade na Orquestra Filarmônica Juvenil da Universidade Federal do Paraná, sob a orientação da professora Hildegard Soboll Martins. Foi nesse grupo que teve o primeiro contato com as obras de Leroy Anderson, sendo inclusive solista em “Syncopated Clock”, “Sandpaper Ballet” e “The Typewriter”. Na juventude, frequentou os cursos livres de harmonia, percepção, bateria, piano e arranjo no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.
Profissionalizou-se na música aos 22 anos, inicialmente como baterista, logo evoluindo para a multi-instrumentalidade. Coleciona diversos prêmios como instrumentista e arranjador. Graduou-se em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do PR, hoje é mestre e doutor em música pela Universidade Federal da Bahia. Foi timpanista e ocasionalmente, regente convidado da Orquestra Sinfônica de Sergipe por 16 anos. Foi também professor do departamento de música da Universidade Federal de Sergipe, e atualmente ministra aulas de estruturação musical no Conservatório de Música de Sergipe. É servidor efetivo como regente no Instituto Federal de Sergipe desde 2022.
Baixe o programa completo do Concerto:
*Texto: James Bertisch e Kadja Emanuelle
Fotos da Orquestra Aprendiz: Sandra Anjos