Exposição “Sala Villa-Lobos: Patrimônio Vivo em Imagens” segue aberta ao público durante todo o mês de maio
- CMSE
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Até o fim de maio, quem passar pelo foyer da Sala Villa-Lobos, no Conservatório de Música de Sergipe, poderá fazer uma verdadeira viagem no tempo. A exposição Sala Villa-Lobos: Patrimônio Vivo em Imagens revela, em fotografias e memórias, as transformações de um dos espaços mais emblemáticos da música sergipana.
Idealizada pelos professores Teresa Criscuolo e Alberto Silveira, a exposição apresenta ao público registros inéditos da tradicional Sala de Concertos do Conservatório de Música de Sergipe, revelando momentos marcantes antes e depois da sua recente reforma. A mostra é um verdadeiro convite à memória afetiva e à valorização do legado musical sergipano.

A iniciativa integra uma ação sobre Educação Patrimonial do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do Prof. PhD Cristiano Figueiró. Escolhida pelos mestrandos por seu valor histórico e simbólico para a cultura do estado, a exposição também celebra os 80 anos de atuação do Conservatório de Música de Sergipe, instituição fundamental na formação de gerações de músicos.
Segundo a professora Teresa Criscuolo, a proposta surgiu da reflexão sobre o papel da escola como patrímônio cultural: "Depois da leitura dos textos sobre o tema, escolhemos uma ação para ser aplicada na escola em que trabalhamos, o Conservatório de Música de Sergipe. Considerando sua importância como patrimônio da nossa cidade e estado, achamos que o resgate visual com fotos do 'antes' e 'depois' era a melhor forma de valorizar essa história."
A abertura da exposição contou com a presença de professores, alunos e convidados, além da apresentação do Grupo Pedagógico de Rock do Conservatório, que animou o palco da Sala Villa Lobos com obras de Rita Lee e Raul Seixas.
A mostra segue aberta ao público durante todo o mês de maio, no foyer da Sala Villa-Lobos, no Conservatório de Música de Sergipe. Uma excelente oportunidade para revisitar — ou conhecer — um capítulo essencial da cultura sergipana.
Ficha Técnica

Idealização, desenvolvimento, curadoria e montagem
Teresa Criscuolo, Alberto Silveira
Orientadores
Prof. PhD Cristiano Figueiró, Prof. PhD Ângelo Castro
Pesquisa e produção
Kadja Emanuelle, Joel Magalhães, Teresa Criscuolo
Montagem e produção
Débora Amarante, Teresa Criscuolo, Maria de Lourdes, Antonieta Nascimento
Artes gráficas e videos
Anny Atanázio, Kadja Emanuelle, Teresa Criscuolo
Imagens
Acervo do Conservatório de Música de SergipeAcervos pessoais: Clara Raquel, Clese Noêmia, Débora Amarante, Deborah Fraga, Gilberto de Moura, Iara Campelo, Julio Fonseca, Kadja Emanuelle, Marília Teixeira, Rafael Jr., Rinaldo LimaASSCOM/SEED, ASSCOM/Governo de Sergipe
Realização e Apoio
Mestrado Profissional em Artes – UFBA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Conservatório de Música de Sergipe
Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
Governo de Sergipe
Texto: Kadja Emanuelle
Atualizado em 06 de maio de 2025 ! 09:07