AGENDA CMSE 2022

MAIO/2022

11 de maio (quarta-feira) às 15h

Lançamento do Livro "Scat Singing para Guitarristas e Violonistas” de autoria do Prof. Saulo Ferreira

SCAT SINGING PARA GUITARRISTAS E VIOLONISTAS

 

“Scat Singing Para Guitarristas e Violonistas” é fruto das pesquisas desenvolvidas pelo autor ao longo de sua trajetória acadêmica. O scat consiste no ato de criar linhas melódicas vocais, normalmente valendo-se de sílabas sem sentido pré-determinado, no qual a voz atua como um instrumento solista. O livro traz o objetivo de contribuir com a formação do instrumentista por meio de uma proposta pedagógica ancorada no estudo da percepção musical e em sua correlação com a performance ao instrumento. Nele são propostos exercícios voltados ao processo de formação de escalas, bem como ao reconhecimento sonoro dos graus que as compõem.   

Apresenta-se como mais uma alternativa didática destinada a professores e alunos comprometidos com a dinâmica de ensino e aprendizagem de música nos mais diversos contextos.   

SAULO FERREIRA

Guitarrista, compositor, professor e atuante no cenário musical há mais de vinte anos. Formado em música pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, o músico vem ao longo dos anos desenvolvendo um trabalho autoral resultante de múltiplas influências, sobretudo do jazz, da música brasileira e da africana. Iniciou os estudos de harmonia e improvisação em 2001, na Escola de Artes Valdice Teles, instituição na qual posteriormente atuou como coordenador pedagógico. Foi professor do Conservatório de Música de Sergipe e da UFS.

 

Participou de importantes festivais brasileiros de música, a exemplo da Feira de Música Independente (Brasília - DF, 2007),  Feira Música Brasil (Belo Horizonte - MG, 2010), Circuito Cultural Banco do Nordeste (Souza - PB, 2011), Feira da Música (Fortaleza – CE, 2012) e do Circuito Sesc de Música (Aracaju – SE, 2014). Enquanto pesquisador, vem desenvolvendo ao longo dos anos propostas metodológicas voltadas ao ensino da improvisação na guitarra e no violão apoiado pela prática do solfejo, a partir da sistematização do estudo do instrumento aliado à percepção musical.

 

Nos anos de 2013 e 2014 apresentou-se e ministrou workshops sobre suas pesquisas na primeira e segunda edições do Brasilianisches Kulturfestival Wien (Festival Cultural do Brasil em Viena) como parte da programação oficial de tal evento. Em junho de 2017, foi convidado a participar  do Café Cultural - Residência Artística (Portugal) onde realizou workshops em instituições de ensino de música, dentre elas, a Academia de Música José Atalaya e a Universidade do Porto. Em 2018, foi condecorado em Brasília com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública da cultura no Brasil. Em 2021, o luthier sergipano Anderson Santos construiu uma guitarra cujo modelo foi dedicado ao músico, a qual recebeu sua assinatura. Saulo Ferreira possui três álbuns lançados em carreira solo: “Direções” (2011), “Yam” (2019) e “Hiato” (2021); além de trabalhos produzidos em parceria com os grupos Ferraro Trio, Trança de Caipora e Jazz III.

MARÇO/2022

AULA INAUGURAL 2022

Aula Inaugural do Curso de Formação Inicial
07 de março (segunda)

19h - para alunos do turno da  noite

08 de março (terça)

10h - para alunos do turno da manhã

16h - para alunos do turno da tarde

Aula Inaugural dos Cursos Técnicos e de Formação Continuada

09 de março (quarta)

10h - para alunos do turno da manhã

 16h - para alunos do turno da tarde

19h - para alunos do turno da  noite
 

Aula Inaugural das Oficinas de Musicalização

10 de março (quinta)

10h - para alunos do turno da manhã

16h - para alunos do turno da tarde

WhatsApp Image 2022-05-03 at 17.23.38.jpeg
Volta às aulas_frente_ CMSE.png
Volta às aulas _ verso_cmse.png